sábado, 3 de julho de 2010

A VELOCIDADE DA INFORMAÇÃO


A VELOCIDADE DA INFORMAÇÃO

A humanidade trabalha com a informação A humanidade trabalha com a informação há milhões de anos, entretanto, nas últimas décadas houve um desenvolvimento surpreendente nessa área, por meio da utilização da tecnologia, destacando-se a utilização intensa de computadores.

As informações se multiplicam num ritmo tão intenso que é cada vez mais, impossível a qualquer pessoa, inclusive ao leitor mais voraz, ficar atualizado com tudo o que se publica nos jornais, revistas e sites. Os executivos não podem mais estar informados de tudo o que se produz em sua área de atividade, porque mesmo se dedicando a estudar todo o seu tempo, não seria suficiente. Aqui em Alagoas os sites de noticias, com informações imediatas, viraram febre, hoje é mais fácil vê a notícia na internet no que no jornal imprenso ou até mesmo na televisão. O internauta ficar por dentro de tudo o que esta acontecendo; isso seria impossível com o impresso, porque a notícia só seria publicada no dia seguinte.

Mesmo assim, os jornais impressos circulam com uma velocidade jamais imaginada no passado, a rádio com seu imediatismo também sempre em cima da notícia, na hora que esta acontecendo o fato; a televisão também não fica a trás, ainda é o meio de comunicação que mais tem influência sobre as pessoas. As parabólicas são capazes de levar o seu sinal, a locais nunca antes imaginado, que na maioria das vezes não tem sinal das tv’s locais.

A importância da informação e do conhecimento no mundo contemporâneo tem sido usualmente associada ao desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação. Com todas essas tecnologias, a dimensão local da informação, só veio a acrescentar. Em Alagoas existem vários sites de noticias 24 horas, isso é importante porque a qualquer hora podemos ter acesso a informações do estado, não importa se estamos aqui ou no Japão, assim o internauta fica por dentro do que esta acontecendo no estado. O mesmo caso acontece com a dimensão global, antes o que acontecia na guerra, o brasileiro só ficava sabendo três dias depois; hoje a informação é on-line, quando acontece um atentado nos Estados Unidos, na mesma hora já estamos sabendo, seja no rádio, na televisão ou na internet. Essas dimensões da informação só vieram a acrescentar a vida da humanidade.

Não poderia deixar de citar o cinema, como um meio global e de bens culturais para a sociedade. O cinema tem uma grande importância em nossas vidas, por meio dele, conhecemos a cultura de outros países, cidades, continentes. Um ótimo exemplo é o filme “Frida”, que conta vida de uma famosa pintora mexicana, e de sua importância para aquele País; se não fosse o cinema não poderíamos viajar na historia do mundo, conhecer outras culturas. Infelizmente no Brasil, o cinema não é tão valorizado, apesar de ser um bem cultural, muita gente não tem acesso, por ter ainda um custo alto no preço dos ingressos e acabam ficando em casa vendo tv e DVD. Nossos governantes deveriam criar cinemas populares, para que todos tivessem acesso á cultura e seguir o exemplo do cinema na praça, promovida pelo SESC, onde leva cinema de graça aos municípios alagoanos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário