terça-feira, 20 de julho de 2010

Carne Suína: Risco ou benefícios??









Por Márcio Freeire

Costelinha, Lombo, bisteca, torresmo, bacon.........hummmm.......deu água na boca, né??? Mas, a carne suína, ao contrário do que muitos pensam, tem menos colesterol e menos gordura saturada que as outras carnes. Além de ser muito saborosa e saudável, traz benefícios a saúde.

Benefícios

Dentre os benefícios apresentados pela carne suína está o de que, mesmo após o cozimento, ela apresenta 30 gramas de proteína a cada 100 gr de carne, correspondendo a 60% das necessidades diárias do ser humano. Em relação às vitaminas, a carne suína fornece 63% das necessidades diárias de vitamina B1 em homens e 86% em mulheres.

Apesar dos benefícios, a carne suína ainda é mal vista pela maioria das pessoas. Por achar que é uma carne que só trás doenças. Segundo a nutricionista, Carmem Nascimento, existe uma diferença em chamar carne de porco ou carne suína. “A carne de porco é encontrada em qualquer lugar, sem higiene alguma, os animais são criados soltos nas lamas, já os suínos não, tem boa procedência”.

O Brasil é considerado, o quarto maior produtor e exportador de carne suína no mundo. Apesar que por aqui, o consumo ainda é considerado baixo, segundo a organização mundial de saúde. Cada brasileiro consome apenas 13 quilos de carne suína por ano. Já entre os europeus, esse consumo chega a ser três vezes maior.

Desde a década de 1980, o suíno começou a ser transformado. Hoje, perdeu 31% do seu nível de gordura, 14% de calorias e 10% de colesterol. O suíno moderno se alimenta com ração a base de milho e de soja, e é criado em sistemas de confinamento, onde a higiene é imprescindível. Este microempresário no ramo, explica como é feito o procedimento: desde o abate do animal até a distribuição da carne.

Para quem faz dieta, não precisa se preocupar. Já é possível encontrar até carne suína na versão light. Com menor teor de gordura. Agora que você sabe os benefícios da carne é só saborear....mas com moderação!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário